Atividade física pode salvar vidas: como o exercício ajuda na recuperação e no sucesso da cirurgia contra o câncer
- lucastp11
- 7 de ago.
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de ago.
Você sabia que incluir atividade física na sua rotina, antes e depois de uma cirurgia oncológica, pode aumentar suas chances de viver mais e melhor?
Pode parecer simples demais, mas um estudo recente mostrou que pacientes com câncer de cólon que se exercitaram após o tratamento tiveram uma sobrevida significativamente maior do que os que não praticaram atividade física.
Neste texto, quero te explicar, como a atividade física pode melhorar seus resultados após uma cirurgia oncológica — e por que isso é tão importante para o seu tratamento.
Estudos mostram: exercício aumenta as chances de cura

Um estudo publicado no dia 3 de julho de 2025 no respeitado New England Journal of Medicine acompanhou 889 pacientes com câncer de cólon em estágio II de alto risco e estágio III, após o fim da quimioterapia.
Um grupo recebeu apenas material educativo sobre a importância de se movimentar;
O outro grupo participou de um programa de exercício estruturado, com atividades físicas regulares e supervisionadas.
Resultados principais do estudo:
A sobrevida livre de doença em 5 anos foi de 80,3% no grupo que se exercitou, contra 73,9% no grupo controle.
A sobrevida global em 8 anos foi ainda mais impressionante: 90,3% no grupo de exercícios versus 83,2% no grupo que não se exercitou.
Houve uma redução de 37% no risco de morte entre os pacientes ativos (HR 0,63; IC 95%: 0,43–0,94).
Fonte: Courneya KS, et al. Structured Exercise after Adjuvant Chemotherapy for Colon Cancer. N Engl J Med. 2025; 393(1):13–25. DOI: 10.1056/NEJMoa2502760
Por que a atividade física ajuda tanto na recuperação?

1. Melhora a circulação e a cicatrização
Exercícios leves ajudam o sangue a circular melhor, levando mais oxigênio e nutrientes para os tecidos. Isso facilita a cicatrização da cirurgia e reduz o risco de infecções.
2. Fortalece o sistema imunológico
Atividade física moderada fortalece o organismo e prepara o corpo para lidar melhor com o câncer e seus tratamentos.
3. Reduz o risco de complicações
Pacientes ativos tendem a ter menos trombose, pneumonia e perda muscular — problemas comuns após uma cirurgia oncológica.
4. Melhora o bem-estar emocional
Exercitar-se libera substâncias que trazem sensação de prazer e aliviam a ansiedade, melhorando também a qualidade do sono.
Preciso virar atleta para ter esses benefícios?

De forma alguma! O mais importante é começar a se movimentar, respeitando seus limites e com orientação.
Caminhadas, exercícios respiratórios, alongamentos ou treinos personalizados com fisioterapeutas ou profissionais da saúde são excelentes formas de começar. E sim, até atividades simples fazem diferença.
Quando posso começar?
Antes da cirurgia (pré-operatório)
Se o tempo permitir, preparar o corpo antes da cirurgia ajuda a enfrentar o procedimento com mais segurança e recuperação mais rápida.
Depois da cirurgia (pós-operatório)
A retomada deve ser gradual, com apoio da equipe médica. Em muitos casos, o movimento começa ainda no hospital, com exercícios respiratórios e mobilizações leves.
Se precisar, estou aqui para te orientar. Caminhamos juntos pela sua saúde.
FAQ
1. Exercício depois da cirurgia não é perigoso?Se feito com orientação, não é. Pelo contrário: ajuda na recuperação, desde que respeitando os limites do corpo.
2. Qual é o tipo de exercício ideal após o tratamento?Depende de cada caso, mas caminhadas leves, fisioterapia e exercícios respiratórios costumam ser os mais indicados no início.
3. Tenho câncer de outro tipo, não de cólon. Isso ainda vale para mim?Sim. Embora o estudo citado seja com câncer de cólon, os benefícios da atividade física são reconhecidos em diversos tipos de câncer.
4. Quem nunca fez exercício pode começar depois da cirurgia?Sim! Nunca é tarde para começar. O importante é iniciar com cuidado e acompanhamento.
Qual é o papel do cirurgião oncológico?
Eu, Dr. Lucas Pires, vejo o paciente como um todo — não apenas como alguém que precisa de uma cirurgia. Além de retirar o tumor, minha missão é orientar para que o tratamento seja completo e tenha os melhores resultados possíveis.
A atividade física é uma ferramenta poderosa nesse processo, e eu faço questão de orientar meus pacientes a se movimentarem com segurança, com o apoio necessário e com objetivos claros.

Dr. Lucas Pires | Cirurgião Geral e Oncológico em Vitória - ES
Especialista em câncer ginecológico, colorretal, de mama, estômago e fígadoCirurgias minimamente invasivas | Cirurgia Robótica | Cirurgia Laparoscópica
📍 Vitória – ES
atividade física no câncer
exercício pós-operatório de câncer
recuperação após cirurgia oncológica
câncer de cólon e exercício físico
benefícios da atividade física no tratamento do câncer
cirurgia oncológica e movimento
sobrevida no câncer e exercício
movimento no tratamento do câncer
Dr. Lucas Pires cirurgia oncológica